Como é que os adolescentes visualizam a felicidade?

Escrito em 23 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a visualização de felicidade por parte dos adolescentes portugueses

Estudos indicam que a felicidade pode ser um pouco mais instável na adolescência e no início da vida adulta devido a mudanças mais periódicas no ambiente, a incertezas em relação ao futuro e a opiniões menos cristalizadas acerca da vida. Tendo em conta que a felicidade é um conceito difícil de avaliar objetivamente na comunidade científica, o recurso à representação visual através de desenhos permite identificar as imagens associadas à felicidade na adolescência. Assim, a felicidade nos adolescentes portugueses é associada a imagens de pessoas, hobbies, amor, sorrir, desportos, necessidades básicas, harmonia interna e direitos humanos e igualdade.

 

Felicidade associada a pessoas

 

Os adolescentes apresentam a tendência de visualizar pessoas quando pensam no conceito de felicidade, parecendo essa imagem representar família e amigos. Assim, as conexões familiares e sociais apresentam uma especial relevância em todas as faixas etárias, nomeadamente na adolescência.

 

Felicidade associada a hobbies

 

Dentro da categoria dos hobbies, a felicidade estava associada a atividades ao ar livre, a tecnologias e a atividades mais solitárias como a música e a leitura. Desta forma, destacam-se as atividades escolhidas pelos adolescentes mais associadas a emoções positivas.

 

Felicidade associada a amor

 

O amor e a imagem de um coração em específico também estão bastante associados à felicidade, podendo demonstrar a interligação entre os dois conceitos mais abstratos.

 

Felicidade associada a sorrir

 

O sorriso é uma imagem que aparece muito associada à adolescência, sendo a manifestação comportamental mais típica da felicidade.

 

Felicidade associada a desportos

 

A presença do desporto acentua a importância do exercício físico na saúde mental.

 

Felicidade associada a necessidades básicas

 

A felicidade associada a necessidades fisiológicas (por exemplo, bebida, comida) e necessidades de segurança (por exemplo, dinheiro, saúde, habitação).

 

Felicidade associada a harmonia interna

 

A felicidade representada através de variáveis intrapessoais como a autorrealização, alcance de objetivos, autoestima e sanidade mental.

 

Felicidade associada a direitos humanos e igualdade

 

A visão da felicidade do ponto de vista de comunidade também parece central, parecendo que o bem-estar emocional pode ser um preditor para envolvimento cívico.

 

Assim, a felicidade na adolescência parece ser um construto influenciado por múltiplas variáveis e a representação visual parece que vai ficando cada vez mais complexa há medida que os adolescentes crescem. Desta forma, destacam-se as associações supramencionadas como a imagem de felicidade desenvolvida pelos adolescentes portugueses.

 

Referências: Visual Representations of Happiness in Portuguese Adolescents