Quanto tempo devem durar as consultas de psicologia?
Escrito em 10 de fevereiro de 2025 • Por Andreia Ramos

Depende. Um processo psicoterapêutico apresenta uma duração muito variável, não sendo possível prever nem estipular um número de sessões necessárias para a alta clínica. Desta forma, de acordo com a problemática, com os objetivos terapêuticos e com os fatores circundantes, as pessoas vão progredindo a ritmos diferentes e o processo terapêutico deve-se adaptar a esse progresso, seja ele mais rápido ou mais lento. A terapia deve ajustar-se sempre à pessoa e não a pessoa a ajustar-se à terapia e a um número concreto de sessões.
Depende da problemática e da duração das dificuldades
As problemáticas em si têm bastante impacto na duração do processo terapêutico. Usualmente, quanto mais tempo os sintomas ou as dificuldades perdurarem, mais sessões poderão ser necessárias para se alcançar os objetivos estipulados. Por exemplo, à partida, um processo psicoterapêutico com uma perturbação de personalidade (raízes das dificuldades muito centradas na infância e adolescência) poderá durar mais tempo do que alguém que subiu de cargo no trabalho e está com dificuldades em lidar com o stress.
Depende dos objetivos da pessoa
Para além da problemática, a duração do processo depende muito do que a pessoa procura da terapia e dos seus objetivos psicoterapêuticos. Assim, há objetivos mais facilmente alcançáveis do que outros e os mesmos também podem ditar o decorrer do processo terapêutico. Por exemplo, o objetivo de procurar por um novo trabalho pode ser alcançado mais rapidamente do que o objetivo de ser mais sociável.
Depende de fatores incontroláveis
Os fatores incontroláveis também afetam positivamente ou negativamente a duração do processo terapêutico. Nestes fatores, podem estar aspetos relacionados com fatores de risco (por exemplo, viver em casa de pais controladores, ser um cuidador informal, isolamento social, ter um chefe autoritário, carga de responsabilidade excessiva) ou com fatores protetores (por exemplo, relacionamento amoroso estável, boa rede de suporte social e familiar, ambiente de trabalho positivo). Normalmente, quantos mais fatores de risco, mais lentamente podem surgir melhorias e progressos.
A psicoterapia é um processo que implica, inerentemente, várias sessões. Para a eficácia da terapia, é importante que o psicólogo compreenda a pessoa e que a pessoa se sinta compreendida pelo psicólogo. A duração vai depender de inúmeros fatores, como os acima mencionados e varia significativamente de pessoa para pessoa. No entanto, se há preocupação quanto à duração das consultas, pode ser relevante a discussão do tópico com o psicólogo para um alinhamento das expectativas.