Como sei se estou numa depressão?

Escrito em 9 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Imagem minimalista a simbolizar uma depressão

A comummente designada de “depressão” é um diagnóstico de uma doença mental pertencente às perturbações do humor. Apesar de um diagnóstico só poder ser realizado por profissionais habilitados para tal, as pessoas podem identificar sinais importantes que poderão predizer um quadro depressivo. De uma forma geral, a depressão consiste na presença de humor deprimido e na perda de prazer e interesse por um período de tempo consecutivo. Para além disso, os sintomas são experienciados com um elevado grau de sofrimento e não há uma causa do ponto de vista da saúde física que justifique a experiência dos sintomas. Alguns dos sinais a ter em conta na depressão são os seguintes:

 

Estou triste/com um vazio/sem esperança

 

A tristeza é um sinal importante a ter em conta na depressão. Normalmente, esta emoção aparece com elevada frequência e elevada intensidade e tem a tendência a perdurar ao longo do tempo.

 

Já não sinto prazer no que antes gostava de fazer

 

Uma característica da depressão é o facto de as pessoas poderem perder o interesse e prazer em atividades que antes eram percecionadas como prazerosas. Por exemplo, antes gostavam de correr e agora já não têm esse interesse e estão desmotivadas em fazê-lo.

 

Perdi ou ganhei apetite/Não consigo dormir ou durmo demasiado

 

Ambos os extremos destes sinais podem estar presentes e ser indicativos de um quadro depressivo. Uma mudança ao nível do apetite, peso ou sono deve ser considerada como um aspeto relevante do diagnóstico.

 

Estou agitado ou lentificado/Não consigo concentrar-me

 

Por vezes, as pessoas podem parecer mais agitadas experienciando uma maior ativação motora e cognitiva. Pelo contrário, a depressão também pode aparecer na forma da lentificação e da perda da energia, bem como pela presença de dificuldades de atenção e de memória.

 

Sinto-me sem valor e culpado

 

Os sentimentos de desvalorização pessoal e de culpa podem estar presentes, sendo comum as pessoas desvalorizarem o seu próprio valor e/ou sentirem-se culpadas acerca de acontecimentos passados.

 

Pensamentos acerca da morte

 

Um sinal importante pode ser a recorrência de pensamentos relacionados com a morte, tais como o desejo de não acordar mais e a ideia de que o mundo estava melhor sem a pessoa.

 

Estes sinais não devem ser ignorados e é importante as pessoas terem o devido acompanhamento para a diminuição destes sintomas. Mais uma vez, não se deve realizar o autodiagnóstico, sendo importante a procura de ajuda nos serviços de saúde primários (por exemplo, médico de família) ou a marcação de consultas nas especialidades de psiquiatria ou psicologia.