Os psicólogos fazem diagnósticos?

Escrito em 5 de fevereiro de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem a simbolizar a equivalência dos psicólogos com os diagnósticos de saúde mental

Os psicólogos podem realizar diagnósticos relacionados com a saúde mental e de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5.ª Edição (DSM-5) e/ou a Classificação Internacional de Doenças (CID). Apesar dos diagnósticos serem algo mais específico da medicina, a psicologia pode complementar a informação médica com a informação psicológica, facilitando a compreensão total da pessoa (biologicamente e psicologicamente). Apesar de, para muitos psicólogos, o diagnóstico não apresentar grande relevância, dado que a psicoterapia intervém nas dificuldades da pessoa (que podem constituir critérios de diagnóstico ou não), há situações em que os mesmos podem trazer benefícios.

Como sei que as consultas não estão a resultar?

Escrito em 2 de fevereiro de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem a simbolizar quando as consultas de psicologia não estão a resultar

O processo terapêutico não é algo linear e as melhorias não acontecem de forma rápida e sequencial. O mesmo é constituído por altos e baixos, mais especificamente, por progressos e recaídas e, por vezes, é necessário ajustar as expectativas das pessoas que procuram acompanhamento para não resultar em frustração e, por consequência, em desistências do processo. No entanto, há alguma dificuldade na distinção entre um processo terapêutico que está a passar por maiores dificuldades e um processo que não está a trazer benefícios para a pessoa, originando dúvida acerca da manutenção ou desistência das consultas.

Porque é que os psicólogos não dão conselhos?

Escrito em 29 de janeiro de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem a simbolizar os diferentes caminhos que uma pessoa pode escolher ao longo do processo terapêutico

É usual as pessoas que iniciam um processo terapêutico, esperarem por conselhos do psicólogo para lidar com alguma situação, decisão ou problema. Dado que a psicologia é uma ciência, os conselhos devem ser evitados, pois podem ter uma base opinativa e não sustentada no que a ciência tem evidenciado. Para além disso, tendo em conta que cada pessoa está num processo muito individual, os conselhos podem criar a ideia de que o psicólogo sabe o que é melhor em detrimento da própria pessoa. Assim, o objetivo da psicoterapia é dotar a pessoa de conhecimentos acerca dela própria e do respetivo funcionamento e contexto, de forma determinar objetivamente o que a pessoa quer fazer e que decisões pretende tomar.

Como se mede o progresso em terapia?

Escrito em 22 de janeiro de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista a simbolizar como se mede o progresso de um processo terapêutico nas consultas de psicologia

Quando as pessoas procuram as consultas de psicologia, procuram algum tipo de progresso ou melhoria em algum aspeto da sua vida. Apesar dos resultados e das melhorias não serem imediatos com recurso a consultas de psicologia, tanto os psicólogos como as próprias pessoas que estão a ser acompanhadas necessitam de formas objetivas ou subjetivas de avaliar a eficácia que as consultas de psicologia estão a ter no bem-estar da pessoa em questão. Assim, esta “medição”/avaliação pode ser realizada através de avaliações formais com recurso a questionários ou ferramentas semelhantes, da observação clínica e da própria perceção da pessoa.

O que preciso de fazer para ser psicólogo em Portugal?

Escrito em 15 de janeiro de 2024 • Por Andreia Ramos

Símbolo minimalista da psicologia

Cada país apresenta critérios específicos para configurar alguém como psicólogo, dependendo da forma de como a profissão é regulamentada. Em Portugal, um psicólogo precisa de passar por algumas etapas para a atribuição do título profissional, com vista a salvaguardar as pessoas que procuram por consultas de psicologia, prevenindo o exercício de más condutas profissionais. Assim, uma pessoa em Portugal precisa de um curso superior na área da psicologia (incluindo o Mestrado) e a entrada na Ordem dos Psicólogos Portugueses (Estágio Profissional e Formação Inicial).

1 2 3 4 5 6 7 »