Os sintomas de ansiedade/depressão manifestam-se da mesma forma em toda a gente?

Escrito em 7 de julho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos de um igual a simbolizar se os sintomas psicológicos se manifestam de igual forma em toda a gente

Não. Apesar de haver um conjunto de sintomas que pertence às perturbações do humor (por exemplo, a Perturbação Depressiva ou depressão) e/ou às perturbações de ansiedade, os sintomas podem ser experienciados de forma muito diferente por cada pessoa. Isto é, apesar de poder haver um perfil associado às duas categorias, tais como um perfil triste, abatido e desmotivado para a depressão e um perfil stressado, agitado e preocupado para a ansiedade, a manifestação de sintomas psicológicos nunca é linear.

Como é que um psicólogo avalia uma pessoa?

Escrito em 30 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos de gavetas a simbolizar o processo de compreensão da pessoa que procura consultas de psicologia

O processo de avaliação nas consultas de psicologia abrange algumas temáticas tais como a intensidade e frequência de sintomas, a compreensão da história de vida e a identificação de fatores que podem estar a manter o problema. Essa avaliação, mesmo que informalmente, é sempre realizada no início das sessões de psicologia, há medida que o psicólogo vai conhecendo a pessoa. Para tal, o psicólogo pode utilizar entrevistas, baterias de avaliação e questionários formais e métodos de avaliação informais tais como a observação clínica. No entanto, se a pessoa quiser uma avaliação com relatório, deve expressar essa vontade ao psicólogo responsável.

Como é que os adolescentes visualizam a felicidade?

Escrito em 23 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a visualização de felicidade por parte dos adolescentes portugueses

Estudos indicam que a felicidade pode ser um pouco mais instável na adolescência e no início da vida adulta devido a mudanças mais periódicas no ambiente, a incertezas em relação ao futuro e a opiniões menos cristalizadas acerca da vida. Tendo em conta que a felicidade é um conceito difícil de avaliar objetivamente na comunidade científica, o recurso à representação visual através de desenhos permite identificar as imagens associadas à felicidade na adolescência. Assim, a felicidade nos adolescentes portugueses é associada a pessoas, hobbies, amor, sorrir, desportos, necessidades básicas, harmonia interna e direitos humanos e igualdade.

O que é a terapia de casal?

Escrito em 18 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar um casal e, por conseguinte, a terapia de casal

A terapia de casal é um tipo de psicoterapia cujo objetivo é trabalhar a relação conjugal no sentido de a melhorar. Desta forma, acaba por ser uma metodologia cientificamente aceite na redução do sofrimento relacional e no incremento da qualidade da relação. Para além disso, a investigação tem demonstrado um impacto positivo da terapia de casal em questões emocionais, comportamentais e de saúde física individuais (por exemplo, um parceiro mais compreensivo pode ajudar na atenuação de dificuldades pessoais). Os motivos para o início da terapia de casal são variados, podendo passar pela presença de sofrimento conjugal, no impacto das dificuldades relacionais na vida em geral e no aumento das expectativas face aos relacionamentos amorosos.

A terapia online funciona igual à terapia presencial?

Escrito em 9 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem minimalista de Andreia Ramos de uma webcam a simbolizar a terapia online

A terapia online consiste em qualquer interação terapêutica profissional que utiliza a internet como meio de comunicação entre o profissional de saúde mental e quem procura os seus serviços. Com a pandemia Covid-19, os profissionais tiveram de se adaptar para manter os seus acompanhamentos, passando ou consolidando a modalidade das consultas online. Apesar de a terapia online e a terapia presencial apresentarem algumas particularidades, a sua eficácia tende a ser muito semelhante na maior parte dos estudos realizados. No entanto, são destacadas algumas questões relevantes.