O que é melhor: consultas de psicologia presenciais ou online?

Escrito em 11 de setembro de 2023 • Por Andreia Ramos

Lista de Prós e Contras em relação a consultas de psicologia online ou presenciais

No geral, a investigação nos últimos anos tem demonstrado que não há diferenças significativas entre a modalidade presencial e online no que diz respeito ao sucesso terapêutico das consultas de psicologia. Desta forma, todos os aspetos centrais da psicologia estão salvaguardados nos dois tipos de modalidade de consulta e acaba por ser uma escolha e decisão de cada pessoa de acordo com as suas expectativas e preferências. Alguns aspetos que poderão ajudar nesta tomada de decisão são os seguintes:

 

Vantagem - As consultas online não envolvem deslocações

 

Este aspeto acaba por ser uma vantagem significativa das consultas online, não havendo, à partida, o esforço de tempo e financeiro associado à deslocação para o local onde decorrem as consultas. Para além disso, permite uma escolha de psicólogo mais diversificada sem influência direta da área de residência.

 

Desvantagem - As consultas online dependem do uso das tecnologias

 

Uma das desvantagens das consultas online é o facto de estarem dependentes do recurso a uma ligação de internet e a alguma plataforma de videochamada/reuniões (por exemplo, google meet, zoom, teams). Como tal, o bom funcionamento das consultas depende destes fatores que podem não estar facilmente assegurados para todas as pessoas.

 

Vantagem – Maior facilidade de agendamento nas consultas online

 

Como as consultas online não implicam deslocações, o psicólogo também poderá estar em qualquer zona com acesso a internet, não tendo de se apresentar diretamente num determinado sítio a uma determinada hora. Como tal, usualmente, há maior facilidade e flexibilidade no agendamento da consulta.

 

Desvantagem - As consultas online dependem de um espaço seguro

 

Por vezes, as pessoas não têm um espaço seguro para poderem ter as consultas de psicologia. Em casa ou em locais partilhados, as pessoas podem ter medo de serem ouvidas, não se comprometendo por completo ao processo terapêutico ou não se sentindo inteiramente confortáveis.

 

Desta forma, as consultas online podem ser uma opção mais fácil se for possível colmatar as dificuldades associadas às desvantagens deste tipo de consulta. Acaba por ser algo muito pessoal e subjetivo, sendo que cada pessoa deverá pesar os benefícios e malefícios para uma tomada de decisão mais congruente com as suas necessidades.