Quais são as técnicas usadas pelos psicólogos?

Escrito em 30 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Imagem a simbolizar as técnicas subjacentes às consultas de psicologia

Cada psicólogo segue um ou vários modelos terapêuticos específicos que são caracterizados por inúmeras técnicas e estratégias. Após algumas sessões e de algum conhecimento acerca da pessoa, o psicólogo consegue definir um plano de intervenção ajustado às suas necessidades com os objetivos a alcançar. Usualmente, para tal, o psicólogo necessita de recorrer a estratégias que auxiliam na atenuação das dificuldades. Seguindo os modelos terapêuticos mais comuns, são utilizadas estratégias comportamentais, cognitivas e experienciais ao longo do processo terapêutico.

 

Técnicas Comportamentais

 

As técnicas comportamentais são técnicas utilizadas para a mudança ou ajuste de comportamentos, caso algum comportamento seja disfuncional e esteja a manter o problema. Assim, o objetivo destas estratégias centra-se no que a pessoa pode fazer de diferente. Neste grupo, estão incluídas estratégias científicas como a exposição, a ativação comportamental, o treino de assertividade, o relaxamento e a modelagem.

 

Técnicas Cognitivas

 

Contrariamente às supramencionadas, as estratégias cognitivas são utilizadas para a mudança de pensamentos e de crenças que estão a sustentar as dificuldades. A base destas técnicas é que formas de pensar disfuncionais ou distorcidas podem exacerbar emoções e comportamentos disfuncionais também. O objetivo começa por identificar os pensamentos que estão a manter o problema e por construir significados alternativos com recurso, por exemplo, à argumentação lógica e racional.

 

Técnicas Experienciais

 

As técnicas experienciais são estratégias utilizadas com um foco mais emocional. O objetivo destas estratégias é permitir a pessoa a sentir algumas das questões relacionadas com o problema, utilizando a função reparadora de sentir e processar as emoções. Muitas das estratégias mais experienciais são importantes porque permitem uma atuação mais profunda, relacionando memórias, imagens, cognições, emoções e sensações e, por conseguinte, tendem a produzir mudanças mais profundas.

 

No entanto, cada processo é extremamente individual e o psicólogo tem o conhecimento e formação para saber aplicar as estratégias que melhor se aplicam a cada pessoa e a cada situação. Ao mesmo tempo, é importante que estas estratégias sejam acompanhadas de compreensão e validação emocional por parte do psicólogo. A compreensão da pessoa delineia o que pode provocar resultados mais significativos, tendo normalmente o psicólogo de se adaptar constantemente ao que será mais benéfico para a pessoa, explicando-lhe sempre o racional por detrás das técnicas recorridas.