Quais são os ramos da psicologia em Portugal?
Escrito em 20 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos
Apesar de um psicólogo estar muito associado à área clínica e à intervenção individual em contexto de consultório, um psicólogo em Portugal pode exercer em inúmeros ramos. A formação superior em Psicologia permite lidar com diversas funções, populações e contextos que vão de acordo aos objetivos profissionais de cada psicólogo. Assim, as principais áreas da psicologia são a Psicologia Clínica e da Saúde, a Psicologia da Educação, a Psicologia da Justiça, a Psicologia das Organizações, a Psicologia do Desporto e a Investigação.
Psicologia Clínica e da Saúde
A psicologia clínica e da saúde é a psicologia associada à avaliação e intervenção clínica individual (psicólogo e uma pessoa) ou grupal (psicólogo e mais do que uma pessoa). Os psicólogos clínicos e da saúde podem ser encontrados em inúmeros contextos como, por exemplo, hospitais e centros de saúde, clínicas de saúde privadas e lares e trabalham com todas as faixas etárias.
Psicologia da Educação
A psicologia da educação está associada aos psicólogos que trabalham em contextos relacionados com escolas e tem, usualmente, um foco maior nos processos de aprendizagem. No entanto, a sua atuação também é direcionada para a orientação vocacional, para ações de sensibilização e para o acompanhamento psicológico de alunos específicos.
Psicologia da Justiça
A psicologia da justiça está associada, essencialmente, ao trabalho psicológico com populações mais específicas (por exemplo, vítimas, agressores) e ao trabalho com o Ministério Público para o auxílio na resposta a questões legais. Assim, os psicólogos da justiça podem ser encontrados, por exemplo, em Associações de Apoio à Vítima, Prisões, Órgãos de Polícia Criminal, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e Tribunais.
Psicologia das Organizações
Cada vez mais, nos últimos anos, os psicólogos têm ido trabalhar para as empresas, mostrando ser uma visão que atribui valor às organizações. Neste contexto, alguém da área da psicologia pode trabalhar num contexto laboral mais voltado para a produtividade, satisfação dos trabalhadores, motivação, trabalho de equipa e resolução de conflitos, bem como para a parte dos recursos humanos.
Psicologia do Desporto
A psicologia do desporto é uma área específica da psicologia que visa o trabalho com clubes e associações desportivas. O foco do psicólogo do desporto consiste num acompanhamento psicológico mais direcionado para o alcance de objetivos específicos associados a um melhor desempenho e rendimento, bem como a um maior bem-estar global.
Investigação
Um psicólogo também pode exercer funções como investigador com o objetivo de desenvolver conhecimentos científicos, em específico, na área da psicologia. Após o mestrado, os alunos podem inscrever-se em programas de doutoramento e pós-doutoramento ou projetos de investigação, com vista a trazer novos conhecimentos para a psicologia básica e para a psicologia aplicada à prática.
Desta forma, os psicólogos podem enquadrar-se em múltiplos contextos em Portugal e trazer inúmeros benefícios para os locais onde exercem o seu trabalho. Após a licenciatura, os estudantes devem identificar a sua área predileta para o mestrado, especializando-se há medida que o curso vai decorrendo e, após a formação superior, podem recorrer a especializações e formações complementares para aprofundar conhecimentos prévios ou para redirecionar o seu caminho da psicologia para outro ramo.