Como encontrar estágio em psicologia?

Escrito em 16 de setembro de 2024 • Por Andreia Ramos

Desenho minimalista de Andreia Ramos a simbolizar a procura de estágio para a Ordem dos Psicólogos Portugueses

O título de “psicólogo” não se obtém apenas com a frequência no ensino superior no curso de psicologia. Implica também a entrada na Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), através da realização de um estágio supervisionado com a duração de um ano e de uma formação inicial. No entanto, cabe à pessoa, mestre em psicologia, a procura de um local de estágio que permita dar início ao ano profissional júnior e esta procura não é necessariamente fácil. Muitos futuros psicólogos encontram inúmeros obstáculos nesta fase (por exemplo, pouca oferta, baixas remunerações), podendo até levar à desistência do objetivo. Apesar de complexo, podem existir fatores facilitadores para encontrar um local de estágio, tais como a subscrição à newsletter da OPP, o envio de candidaturas espontâneas e o aumento da rede de contactos de profissionais da psicologia.

 

Subscrição à newsletter da OPP

 

A OPP envia todas as semanas para o e-mail uma newsletter onde expõe as vagas de psicologia abertas no país, na qual também estão inseridas oportunidades de estágio e bolsas de investigação. Apesar de as vagas não serem muitas na maior parte das vezes e de serem mais frequentes em determinadas zonas do país, a newsletter permite transmitir opções e dar conhecimento de potenciais oportunidades.

 

Envio de candidaturas espontâneas

 

A OPP também disponibiliza no website uma lista extensa de entidades recetoras de estagiários juniores. No entanto, há sempre a possibilidade de se realizar o estágio numa entidade não presente na lista através da criação de um protocolo. Desta forma, uma outra forma pode ser o envio de candidaturas espontâneas para as entidades de interesse.

 

Aumento da rede de contactos

 

Existem redes sociais profissionais, como o LinkedIn, que podem favorecer o estabelecimento de contactos com profissionais da área. Assim, uma outra forma de aumentar a possibilidade de iniciar o estágio, pode ser contactar com psicólogos e informar da situação. Apesar de poucos poderem ajudar, podem saber de entidades que estejam a aceitar estágios e partilhar sugestões para facilitar o processo.

 

A procura de estágio é, por vezes, complexa e muitos futuros psicólogos são apanhados de surpresa com a dificuldade, tanto com a escassez de oportunidades como com a remuneração sugerida por algumas entidades. Desta forma, pode ser algo importante de ponderar atempadamente ao longo da frequência do curso (por exemplo, escolha de estágio curricular com possibilidade de estágio OPP). Em último recurso, também há a possibilidade da realização do estágio por conta própria, implicando a procura de um orientador de estágios da área da psicologia.