O que é a perturbação de ansiedade social/fobia social?
Escrito em 27 de setembro de 2024 • Por Andreia Ramos
A perturbação de ansiedade social ou fobia social é uma perturbação de ansiedade que consiste num medo excessivo de uma ou várias situações sociais. Usualmente, as pessoas com este diagnóstico podem experienciar ansiedade excessiva a falar em público, conhecer novas pessoas, estar em grandes grupos, comer em público, utilizar casas de banho públicas, discordar com os outros e falar com figuras de autoridade. Para além disso, em antecipação, há uma tendência a percecionar que os outros vão fazer juízos de valor negativos acerca do próprio e, por consequência, a evitar essas situações mais temidas.
Medo excessivo de situações sociais
As pessoas com fobia social apresentam medo e ansiedade intensa aquando de situações de interação social, de situações onde pode ser observado e situações onde pode ser avaliado. Por vezes, as pessoas apresentam medo de uma ou duas situações sociais mais específicas. No entanto, é mais comum a presença de inúmeras situações temidas.
Medo do julgamento dos outros
Este aspeto acaba por ser central numa pessoa com ansiedade social. Habitualmente, as pessoas apresentam um medo intenso de serem julgadas por falhar (por exemplo, dizer alguma coisa incorreta, esquecer uma frase numa apresentação oral) ou por simplesmente parecerem ansiosas ou nervosas (por exemplo, notar-se as mãos a tremer, notar-se o corar).
Evitamento das situações temidas
Dada a ansiedade intensa e o medo destas situações, as pessoas apresentam a tendência de começar a evitar as situações temidas. O evitamento alivia temporariamente a ansiedade dado que a pessoa deixa de expor-se à situação temida (por exemplo, cancelar planos, pedir para ser substituído por outro colega para uma apresentação no trabalho). Porém, esse evitamento também funciona como um reforço para a ansiedade continuar a aparecer no futuro.
Sintomas físicos
Por vezes, quando a situação é enfrentada, a pessoa pode reportar sintomas físicos intensos como palpitações, tremores, suores, tensão muscular, dor de estômago, garganta seca e dores de cabeça. Em algumas pessoas, estes sintomas podem constituir um ataque de pânico.
A perturbação de ansiedade social é uma perturbação que limita bastante a pessoa do ponto de vista social, porém, é comum alastrar-se para outros domínios de vida (por exemplo, académico, profissional). Como tal, as pessoas experienciam sofrimento e mal-estar clinicamente significativo devendo ser acompanhadas por áreas especializadas, nomeadamente, pela psiquiatria e/ou pela psicologia.