O que é o coaching?

Escrito em 18 de março de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem minimalista a simbolizar o coaching psicológico

A utilização do coaching como meio de aumentar a performance e o desenvolvimento de organizações, tem vindo a crescer nos últimos anos. De uma forma geral, o coaching é um processo focado em resultados e o coach facilita o alcance de objetivos pessoais e/ou profissionais de pessoas sem dificuldades clinicamente significativas. Apesar de haver algumas dúvidas dentro da comunidade científica quanto à sua eficácia e em que medida o coaching se diferencia da psicoterapia típica, inúmeros estudos têm demonstrado o seu papel significativo no meio organizacional, no desporto e na psicologia clínica. Não obstante, é importante o reconhecimento de alguns critérios que visam salvaguardar as pessoas que procuram este serviço:

 

O coaching não é regulamentado

 

Apesar das suas bases na psicologia e, nomeadamente, na psicologia positiva, o coaching é um serviço que não se encontra regulamentado em Portugal. Isto significa que qualquer pessoa, sem creditação fiável, consegue exercer e iniciar um negócio com base no coaching, independentemente da sua formação.

 

O coaching é uma especialidade da Ordem dos Psicólogos

 

Para mitigar o fator supramencionado, a Ordem incluiu o Coaching Psicológico nas especialidades avançadas. Dadas as suas origens e as suas técnicas científicas, a investigação tem demonstrado a difícil dissociação entre a psicologia e o coaching. Assim, um coach que não é psicólogo, não detém de bases da ciência comportamental para o exercício do coaching com todos os seus benefícios.

 

O coaching não é psicoterapia

 

A principal diferença entre o coaching e a psicoterapia comum é que o coaching centra-se apenas numa abordagem focada em soluções, não efetuando a ponte com os próprios problemas e causas das pessoas. Pode acabar por ter uma duração mais curta, dado o trabalho para o alcance de objetivos concretos.

 

De uma forma geral, o coaching apresenta validade científica e algumas diferenças gerais da psicoterapia. Não obstante, dada a falta de regulamentação, o coaching não deve ser o método para a resolução de problemas relacionados com a saúde psicológica e há sempre o risco de profissionais não qualificados na área da saúde mental comprometerem o bem-estar físico e emocional das pessoas que procuram este serviço. Assim, as pessoas devem estar informadas quanto às especificidades do coaching e devem procurar por um profissional qualificado na área da psicologia.