O que fazer para ser psicoterapeuta em Portugal?

Escrito em 11 de março de 2024 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos a simbolizar a especificação na área da psicoterapia

Para responder à questão, é necessário definir um grande conceito da psicologia que é a psicoterapia. A psicoterapia consiste no tratamento de dificuldades mentais, emocionais e comportamentais com recurso a diversos meios psicológicos. É fundamentada na ciência e tem como objetivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções. Como tal, apenas pode ser praticada por psicólogos ou por profissionais de saúde com habilitação para tal (por exemplo, médicos psiquiatras). Não obstante, apesar de o processo de mudança se denominar de psicoterapia, nem todos os psicólogos são psicoterapeutas, necessitando de critérios adicionais para a atribuição do título profissional. Os critérios da Ordem dos Psicólogos Portugueses são os seguintes:

 

Curso Superior em Psicologia

 

Para o título de psicoterapeuta, é necessário uma base de formação superior em Psicologia (três anos de licenciatura e dois anos de mestrado). A realização de mestrado é, de momento, obrigatória para o exercício de atos psicológicos (avaliação e intervenção psicológica).

 

Ano Profissional Júnior

 

Após a formação superior, os mestres em psicologia devem inscrever-se na Ordem dos Psicólogos Portugueses, realizar um estágio supervisionado durante um ano e realizar a formação inicial da ordem. Após o término deste ano, é atribuído o título profissional de “psicólogo” e a respetiva cédula profissional.

 

Especialidade Geral em Psicologia Clínica e da Saúde

 

As especialidades gerais são da Ordem dos Psicólogos e permitem reconhecer o psicólogo numa das áreas da psicologia: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação e Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações. Para o reconhecimento da especialidade geral, o psicólogo precisa de reunir inúmeros critérios: experiência profissional, formação pós-universidade, prática de supervisão e intervisão, projetos de investigação e publicações, psicoterapia pessoal, entre outros. Assim, é necessário que o psicólogo reúna condições em múltiplos domínios para a atribuição da especialidade geral.

 

Especialidade Avançada em Psicoterapia

 

A Psicoterapia é uma especialidade avançada. Assim, os psicólogos devem realizar formação numa das Sociedades ou Associações de Psicoterapia aprovadas pela Ordem (Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas, Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, entre outras). Esta formação, usualmente, inclui 400 horas de formação teórica e clínica, 150 horas de supervisão de casos de psicoterapia e 100 horas de terapia pessoal ou desenvolvimento pessoal. Assim, a Ordem passa a reconhecer o título de psicólogo com especialidade em Psicoterapia.

 

Apesar de ser um processo relativamente complexo para o reconhecimento da especialidade, o mesmo permite com que as pessoas sejam acompanhadas por profissionais que investiram e continuam a investir em meios para melhorar as suas consultas de psicoterapia. A profissão de psicoterapeuta não é reconhecida em Portugal, é apenas um título de um psicólogo que cumpriu inúmeros requisitos alinhados com a boa prática da psicologia.