O que são as Perturbações de Personalidade?

Escrito em 4 de junho de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de um ábaco a simbolizar as diferentes combinações de personalidade

As perturbações de personalidade consistem em desenvolvimentos atípicos da personalidade, sendo a personalidade a representação das características individuais de cada pessoa. Estas características tendem a ser duráveis e apresentam uma tendência para um determinado comportamento. A personalidade é determinada por fatores biológicos, genéticos e ambientais que, combinados, geram as características do indivíduo e, em determinadas situações, as perturbações de personalidade. Do ponto de vista de diagnóstico e de acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5.ª Edição), as perturbações de personalidade são divididas em três grupos: grupo A, grupo B e o grupo C.

 

Grupo A

 

Usualmente, as pessoas com características de personalidade correspondentes ao grupo A podem apresentar comportamentos mais estranhos, bizarros e de isolamento. Neste grupo, inserem-se a Perturbação de Personalidade Paranoide, a Perturbação de Personalidade Esquizoide e a Perturbação de Personalidade Esquizotípica.

 

Grupo B

 

As perturbações de personalidade do Grupo B enquadram-se em comportamentos mais dramáticos, emocionais, impulsivos e inconstantes. Neste grupo, inserem-se a Perturbação de Personalidade Antissocial, a Perturbação de Personalidade Estado-Limite (Borderline), a Perturbação de Personalidade Histriónica e a Perturbação de Personalidade Narcísica.

 

Grupo C

 

Por fim, o grupo C é caracterizado por comportamentos tendencialmente mais ansiosos e/ou perfecionistas. Assim, as perturbações de personalidade inseridas neste grupo são a Perturbação de Personalidade Evitante, a Perturbação de Personalidade Dependente e a Perturbação de Personalidade Obsessiva-Compulsiva.

 

As perturbações de personalidade necessitam de intervenções psicoterapêuticas mais específicas, dado que os sintomas apresentados são, muitas vezes, mantidos por traços de personalidade mais desajustados que tendem a ser persistentes e rígidos ao longo do tempo. O acompanhamento psicológico é de bastante relevância dado o desvio atípico do desenvolvimento da personalidade e da presença de sofrimento e de défices em inúmeras dimensões da vida da pessoa. Mais importante ainda que um diagnóstico de perturbação de personalidade, é as pessoas iniciarem um processo individualizado que dá resposta às suas necessidades específicas.