O que é a Perturbação de Ansiedade Generalizada?

Escrito em 12 de julho de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de uma gota a cair na água a simbolizar a ansiedade generalizada

A perturbação de ansiedade generalizada (PAG) pertence às perturbações de ansiedade. É um diagnóstico que se caracteriza por uma preocupação constante e pela presença de sintomas físicos. As pessoas com ansiedade generalizada apresentam dificuldade em controlar a preocupação e exibem problemas como cansaço, irritabilidade, tensão muscular e dificuldades de sono. Contrariamente a outras perturbações de ansiedade, pessoas com ansiedade generalizada apresentam preocupação em relação a uma variedade de eventos, em vez de preocupação em relação a algo mais específico. Mais especificamente, a PAG é caracterizada por:

 

Preocupação excessiva

 

A duração, frequência e intensidade desta apreensão característica da PAG é desproporcional à probabilidade real de um determinado acontecimento e é transversal a uma variedade de eventos (por exemplo, responsabilidades no trabalho, saúde, finanças, contratempos). Para além disso, está presente na maior parte dos dias por um período de tempo significativo.

 

Dificuldade no controlo da preocupação

 

Para além da preocupação, as pessoas têm tendência a apresentar dificuldade em controlar a apreensão e em evitar que ela interfira nas atividades do dia-a-dia. Esta dificuldade produz mal-estar significativo e tende a trazer prejuízos significativos para a vida das pessoas.

 

Sintomas físicos adicionais

 

Por fim, para além dos critérios acima mencionados bem como da duração necessária para o preenchimento de um diagnóstico, usualmente, estão presentes sintomas físicos tais como a agitação, nervosismo, tensão, fadiga fácil, dificuldades de concentração, irritabilidade e perturbações de sono.

 

Como em todos os diagnósticos de saúde mental, não poderá existir um autodiagnóstico. Tendo em conta a semelhança de sintomas entre perturbações de ansiedade, é necessário que o diagnóstico seja realizado por um profissional de saúde mental como um psicólogo ou um médico psiquiatra. A PAG é um diagnóstico complexo que tende a alastrar-se e a complexificar-se ao longo do tempo. Desta forma, é de extrema importância o acompanhamento por um profissional nas dificuldades específicas, sendo as mesmas enquadráveis ou não num quadro de perturbação de ansiedade.