Os psicólogos fazem terapia?

Escrito em 5 de abril de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista a simbolizar o reflexo das consultas de psicologia no próprio psicólogo

É comum haver a crença de que os psicólogos não recorrem a outros psicólogos para acompanhamento, visto já terem conhecimentos de psicologia. A verdade é que os psicólogos, no seu dia-a-dia, lidam com inúmeras problemáticas complexas que exigem muito do ponto de vista emocional. Adicionalmente, o psicólogo não está imune a problemas e a dificuldades na sua própria vida pessoal, sendo importante reconhecer a necessidade de apoio especializado. Assim sendo, os psicólogos podem e devem recorrer a um psicólogo, caso identifiquem essa necessidade. Alguns dos motivos que justificam o acompanhamento são:

 

Psicólogos não são imunes a dificuldades

 

Os motivos pelos quais os psicólogos procuram ajuda não difere muito dos motivos da população em geral. Problemas relacionais, problemas no trabalho, desregulação emocional, dificuldades em adaptações a contextos de vida, são dificuldades que podem emergir a qualquer um em qualquer momento da vida. A psicologia é uma ciência que se esforça para ser objetiva, porém, quando se experienciam dificuldades mentais, é difícil para qualquer pessoa ver os seus próprios problemas de forma racional e concreta, incluindo um profissional de saúde mental como um psicólogo.

 

Características da própria profissão

 

A profissão de psicólogo é desafiante e complexa. Como tal, há uma maior possibilidade de burnout, traumatização secundária, fadiga de compaixão e contratransferência. Se houver história de traumas do passado, essas dificuldades podem ser exacerbadas.

 

Eficácia do processo terapêutico

 

Como pessoas que estudam a psicologia, os psicólogos têm em conta os ganhos e progressos que podem ser alcançados com recurso à psicoterapia. Assim, mesmo que as dificuldades não sejam significativas e que a profissão não esteja a trazer mal-estar, o processo terapêutico traz inúmeras vantagens e os psicólogos, melhor que ninguém, estão constantemente deparados com efeitos psicoterapêuticos positivos e eficazes.

 

Um psicólogo, como alguém com conhecimentos aprofundados no comportamento humano, pode recorrer aos serviços da psicologia e não deve ser descredibilizado como psicólogo por tal. A ideia de que um psicólogo sabe gerir bem a sua ansiedade, não se sente deprimido e que não experiencia stress são mitos que não apresentam qualquer tipo de evidência. Pode haver uma maior facilidade em lidar com sintomas específicos, porém, não existe imunidade a estas dificuldades para ninguém. Ninguém está livre de experienciar dificuldades do foro mental e um psicólogo também não é diferente.