Quais são os ramos da Psicologia Clínica e da Saúde?
Escrito em 19 de agosto de 2024 • Por Andreia Ramos
A psicologia clínica e da saúde é a área da psicologia mais tipicamente associada às consultas individuais ou grupais num consultório. É um ramo da psicologia que avalia a pessoa, que faz uma concetualização de caso para a sua compreensão, que delineia um plano de intervenção individualizado, que intervém nas dificuldades e que monitoriza a eficácia da intervenção e resultados psicoterapêuticos. No entanto, dentro da área da psicologia clínica e da saúde encontram-se inúmeras áreas diferentes – as especialidades mais avançadas – tais como a psicoterapia, a neuropsicologia, a sexologia e a psicogerontologia.
Psicoterapia
A psicoterapia é uma forma de intervenção que visa promover a saúde emocional da pessoa, através de modelos psicoterapêuticos empiricamente validados. Consiste numa especialização que alguns psicólogos e médicos psiquiatras detêm e que necessita do cumprimento de inúmeros critérios para a sua atribuição. É utilizada em dificuldades ao nível das emoções, sensações, pensamentos e comportamentos e é direcionada para crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas.
Neuropsicologia
A neuropsicologia é um ramo da psicologia clínica que apresenta um especial foco em queixas cognitivas como, por exemplo, défices de atenção, memória, orientação, funções executivas, funções motoras e linguagem resultantes de alterações ao nível do sistema nervoso central. Consiste numa especialidade complexa que intervém em perturbações do neurodesenvolvimento, neurodegenerativas e outros quadros relacionados com as funções cognitivas.
Sexologia
A sexologia consiste numa especialidade mais avançada da psicologia clínica e da saúde em que o psicólogo avalia e intervém em causas mais relacionadas com a sexualidade humana e a respetiva relação com outros domínios de vida da pessoa. É a área científica que se centra em questões relacionadas com interesses sexuais, perturbações sexuais, perturbações parafílicas e em dificuldades gerais relacionadas com a relação sexual.
Psicogerontologia
A psicogerontologia é uma área que visa a avaliação e intervenção em fatores relacionados com o envelhecimento, promovendo o envelhecimento saudável e ativo da pessoa idosa. É uma área que visa um especial enfoque na população mais idosa, atendendo às especificidades e características biológicas e neuropsicológicas desta faixa etária.
Desta forma, os psicólogos tendem a aproximar-se de uma ou várias áreas das supramencionadas, especificando a sua intervenção em alguma população ou problemática mais específica. Para a atribuição dos diferentes títulos, o psicólogo precisa de reunir inúmeros critérios que possam confirmar a sua especialização por parte da Ordem dos Psicólogos Portugueses (formações, experiência profissional, supervisão, artigos científicos, entre outros). Assim, o psicólogo pode ainda não ter a especialidade mas estar a caminhar para esse objetivo, tendo em conta que é necessário investir algum tempo para esta atribuição.