Quanto ganha um psicólogo em Portugal?
Escrito em 19 de agosto de 2024 • Por Andreia Ramos
O salário de um psicólogo em Portugal é muito variável não só entre os diversos ramos da psicologia (por exemplo, escolas, hospitais, empresas) como também pelo regime de trabalho em que o psicólogo se encontra (trabalho dependente ou trabalho independente). É uma área que tende a ser particularmente exigente no início da carreira, dada a pouca oferta de trabalho e a associação a remunerações mais baixas. No entanto, dependendo dos fatores acima mencionados, há uma tendência para alguma progressão salarial e para uma maior estabilidade financeira dos psicólogos após algum tempo de experiência.
Trabalho na função pública
Os salários dos psicólogos na função pública encontram-se, geralmente, fixados por tabelas salariais e podem variar dependendo do nível de experiência, formação e especialização, bem como do tipo de instituição onde trabalham (como hospitais, escolas, serviços sociais, serviços judiciais, entre outros). Há uma tendência a serem salários mais baixos, porém, podem estar associados a maior estabilidade e benefícios (por exemplo, subsídios, horas extraordinárias).
Trabalho dependente em contexto privado ou social
Um psicólogo também pode ter um contrato de trabalho em contexto privado em que o salário também pode variar muito de entidade para entidade. Há uma tendência para melhor remuneração em contexto privado (por exemplo, empresas, clínicas privadas) do que em contexto social (por exemplo, instituições de solidariedade social), dependendo também da função exercida pelo psicólogo.
Trabalho independente em contexto privado
O trabalho independente em contexto privado acaba por estar muito associado aos psicólogos clínicos que dão consultas por conta própria. Neste contexto de trabalho, o salário pode apresentar uma grande variabilidade porque depende do número de consultas que cada psicólogo em específico tem. Desta forma, pode ser um salário mais instável por também depender de inúmeros fatores externos.
O trabalho de psicólogo em Portugal acaba por poder estar relacionado com salários baixos, médios e altos porque os psicólogos podem pertencer a um leque variado de contextos profissionais que ditam a sua remuneração. Apesar de ser uma área mais propensa a desafios financeiros, principalmente no início de carreira, há uma inclinação para uma melhor remuneração há medida que o psicólogo vai ganhando mais experiência e investindo mais na sua formação adicional.