Como é que um psicólogo avalia uma pessoa?
Escrito em 30 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

O processo de avaliação nas consultas de psicologia abrange algumas temáticas tais como a intensidade e frequência de sintomas, a compreensão da história de vida e a identificação de fatores que podem estar a manter o problema. Essa avaliação, mesmo que informalmente, é sempre realizada no início das sessões de psicologia, há medida que o psicólogo vai conhecendo a pessoa. Para tal, o psicólogo pode utilizar entrevistas, baterias de avaliação e questionários formais e métodos de avaliação informais tais como a observação clínica. No entanto, se a pessoa quiser uma avaliação com relatório, deve expressar essa vontade ao psicólogo responsável.
Entrevistas clínicas
As entrevistas clínicas são muito utilizadas no início de um processo terapêutico e consistem em questões que exploram os motivos de marcação de consulta e história de vida. Esta entrevista (também conhecida como anamnese) pode ser mais estruturada ou menos estruturada, dependo da prática adotada por cada psicólogo. O objetivo acaba por ser o de recolher o máximo de informações pertinentes para a compreensão da pessoa e, por consequência, para a direção das restantes consultas.
Avaliação formal
A avaliação formal consiste na utilização de métodos científicos de avaliação, tais como questionários (por exemplo, questionários de personalidade, questionário de depressão) e baterias/provas (por exemplo, bateria de avaliação de inteligência, avaliação de competências atencionais). Esta avaliação permite quantitativamente identificar a intensidade de sintomas, padrões de funcionamento ou competências, sendo muito utilizada caso o psicólogo considere pertinente ou a pessoa venha com intenções de uma avaliação mais específica.
Observação clínica
Para além da entrevista e avaliação formal, o psicólogo também vai recolhendo informação mediante o que vai observando do perfil da pessoa na própria consulta. A observação clínica pode consistir em como a pessoa se apresenta, os traços mais evidentes em consulta, a forma como a pessoa se descreve a si mesma e aos outros em geral, emoções sentidas, entre outros.
Assim, é expectável que todas as pessoas que iniciem um processo terapêutico sejam sujeitas a algum processo de avaliação psicológica. Esta avaliação depende muito da problemática discutida bem como do perfil de cada psicólogo, não sendo linear a utilização de todos os métodos de avaliação acima descritos. No entanto, sempre que a pessoa tenha a intenção de avaliação formal, deve verbalizá-la ao psicólogo para serem identificados e indicados os métodos de avaliação mais apropriados.