O que é a terapia de casal?
Escrito em 18 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

A terapia de casal é um tipo de psicoterapia cujo objetivo é trabalhar a relação conjugal no sentido de a melhorar. Desta forma, acaba por ser uma metodologia cientificamente aceite na redução do sofrimento relacional e no incremento da qualidade da relação. Para além disso, a investigação tem demonstrado um impacto positivo da terapia de casal em questões emocionais, comportamentais e de saúde física individuais (por exemplo, um parceiro mais compreensivo pode ajudar na atenuação de dificuldades pessoais). Os motivos para o início da terapia de casal são variados, podendo passar pela presença de sofrimento conjugal, no impacto das dificuldades relacionais na vida em geral e no aumento das expectativas face aos relacionamentos amorosos.
Presença de sofrimento conjugal
Alguns dados têm indicado a presença de sofrimento conjugal (por exemplo, maiores taxas de divórcios), despoletando uma necessidade maior de redução do que possa estar a prejudicar a relação. A terapia de casal pode ajudar o casal a ultrapassar as dificuldades ou permitir clarificar se a relação conjugal deve ou não continuar, com o mínimo de conflito e amargura.
Impacto geral na vida individual
O sofrimento no casal está muito associado a prejuízos no bem-estar físico e psicológico individual, sendo um dos motivos mais comuns para dificuldades ao nível da saúde mental. Para além disso, dificuldades no relacionamento estão bastante associadas a problemas ao nível do humor, da ansiedade, do consumo de substâncias e da saúde física.
Aumento das expectativas para a vida relacional
Atualmente, também se tem vindo a manifestar um aumento das expectativas das pessoas em relação aos relacionamentos amorosos. O aumento das expectativas pode estar associado a mais emoções desagradáveis, caso essas expectativas não sejam cumpridas, sendo as mesmas realistas ou não. Assim, é comum as pessoas procurarem a terapia de casal para ajustar as expectativas com a realidade.
A maior parte dos estudos define que a terapia de casal resulta num progresso no funcionamento da relação. No entanto, esse progresso pode não significar a melhoria da relação em si mas, de acordo com os objetivos do casal, tomar a decisão que faça mais sentido para cada um deles. A clarificação de objetivos de cada um dos membros auxilia no delineamento do processo psicoterapêutico e permite encontrar um equilíbrio entre as necessidades do casal.
Referências: Couple therapy in the 2020s: Current status and emerging developments, Initial Relationship Goal and Couple Therapy Outcomes at Post and Six-Month Follow-Up