O que são as perturbações do comportamento alimentar?
Escrito em 1 de setembro de 2025 • Por Andreia Ramos

As perturbações do comportamento alimentar são um conjunto variado de diagnósticos caracterizados por uma disfunção alimentar que resulta na alteração do consumo ou absorção dos alimentos, afetando a pessoa em muitos dos seus domínios principais (por exemplo, ocupacional, social, laboral). As perturbações mais comummente conhecidas que se encontram neste leque de psicopatologia são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, apesar de estarem enquadradas outras perturbações mais desconhecidas pela população geral (por exemplo, pica, mericismo, perturbação de ingestão alimentar evitante/restritiva).
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa consiste, principalmente, numa restrição do consumo de energia tendo em conta as necessidades individuais (isto é, a pessoa come menos do que é suposto para a sua idade, sexo, saúde física). Para além disso, é verificado um medo intenso de ganhar peso ou de engordar e uma perturbação na forma como a pessoa se vê do ponto de vista do seu peso e/ou forma corporal. Adicionalmente, há uma dificuldade na compreensão da severidade do baixo peso atual. É um diagnóstico complexo que tende a trazer dificuldades severas para inúmeros contextos da vida da pessoa, prejudicando a respetiva funcionalidade e saúde física e psicológica.
Bulimia Nervosa
A bulimia nervosa é uma perturbação caracterizada por episódios recorrentes de ingestão compulsiva (por exemplo, comer uma quantidade de alimentos superior à que a maioria das pessoas comeria, sensação de perda de controlo como incapacidade de parar de comer). Para além destes episódios, existem comportamentos compensatórios inapropriados como resposta à compulsão alimentar, tais como a indução de vómito, o uso de laxantes ou exercício físico em excesso. Como na anorexia nervosa, a autoavaliação da própria pessoa é severamente influenciada pelo seu peso e forma corporal. Também consiste num diagnóstico mental complicado, que tende a trazer imensas consequências negativas para a própria pessoa e para o ambiente que a circunda.
As perturbações do comportamento alimentar são complexas e necessitam de intervenção especializada. Desta forma, aquando da identificação de um padrão de comportamento alimentar inapropriado, é necessário o encaminhamento para a consulta de psiquiatria (ou pedopsiquiatria no caso dos adolescentes), psicologia clínica, nutrição clínica e endocrinologia, tendo em conta que também a saúde física da pessoa pode estar comprometida. Na psicologia e com o início de um processo psicoterapêutico, é crucial a compreensão do quadro clínico por parte do psicólogo, ajudando a pessoa a diminuir os comportamentos de risco e a alterar os padrões que podem estar a sustentar o comportamento alimentar desadequado.
Referências: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5)