O que é a Perturbação Obsessivo-Compulsiva?

Escrito em 6 de janeiro de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem minimalista de um padrão geométrico representando a perturbação obsessivo-compulsiva, com o título 'O que é a perturbação obsessivo-compulsiva?' e informações sobre o artigo escrito por Andreia Ramos

A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação que é composta por dois processos mentais centrais: as obsessões e as compulsões. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens que causam apreensão e preocupação e são percecionadas como algo incontrolável. As compulsões são ações comportamentais ou mentais que a pessoa se sente compelida a fazer. Usualmente, as compulsões são realizadas em resposta às obsessões com a intenção de as diminuir. A POC é diagnosticada se as obsessões e/ou as compulsões causarem ansiedade significativa e se ocuparem muito tempo da vida da pessoa.

 

Obsessões

 

As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis que tendem a causar sofrimento significativo às pessoas. As obsessões mais típicas incluem o medo da contaminação (por exemplo, “e se esta mesa estiver cheia de germes?”), medo de magoar os outros ou o próprio (por exemplo, “vou ter um acidente”) ou medo de fazer algo inaceitável (por exemplo, “deixei o secador ligado à tomada”). Para além disso, também existem obsessões relacionadas com a organização, simetria e superstições.

 

Compulsões

 

As compulsões são conhecidas como “rituais” e podem ser comportamentais (por exemplo, verificar constantemente se o carro ficou fechado, lavar constantemente as mãos) ou mentais (por exemplo, repetir rezas, contar). As compulsões têm como objetivo a redução da frequência e intensidade das obsessões, resultando numa diminuição a curto prazo das mesmas. No entanto, com o complexificar deste processo mental, as compulsões acabam por ocupar bastante tempo na vida da pessoa.

 

A maioria das pessoas com POC apresenta tanto as obsessões como as compulsões, porém, estes processos também podem ser isolados e representar a presença do diagnóstico na mesma. A POC é uma perturbação que tende a ser bastante limitadora e a assumir o controlo da vida da pessoa que tem estas dificuldades. Desta forma, a presença destes sintomas é merecedora de atenção clínica e deve ser realizada uma avaliação especializada por um profissional habilitado (psicólogo e/ou psiquiatra).

 

Referências: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5), Treatment Plans and Interventions for Depression and Anxiety Disorders