Os sintomas de ansiedade/depressão manifestam-se da mesma forma em toda a gente?

Não. Apesar de haver um conjunto de sintomas que pertence às perturbações do humor (por exemplo, a Perturbação Depressiva ou depressão) e/ou às perturbações de ansiedade, os sintomas podem ser experienciados de forma muito diferente por cada pessoa. Isto é, apesar de poder haver um perfil associado às duas categorias, tais como um perfil triste, abatido e desmotivado para a depressão e um perfil stressado, agitado e preocupado para a ansiedade, a manifestação de sintomas psicológicos nunca é linear.
Sintomas menos reconhecidos da depressão
A perturbação depressiva (ou depressão, de acordo com a linguagem comum) apresenta um leque de sintomas muito variável. Apesar da forte associação à tristeza, a depressão não é apenas a presença da emoção. A depressão pode se apresentar, por exemplo, pela súbita ausência de alguém (por exemplo, deixar de fazer atividades sociais, mais isolamento), passar a dormir muito ou a não conseguir dormir, não conseguir comer ou comer muito e pela sensação de apatia/vazio.
Sintomas menos reconhecidos da ansiedade
As perturbações de ansiedade também se encontram bastante associadas a um perfil mais preocupado e agitado. No entanto, a ansiedade também se pode mascarar por diferentes sintomas e a emoção em si não ser muito percetível ou até mesmo sentida. As pessoas utilizam inúmeras formas de contornar a ansiedade tendo em conta que é uma emoção muito associada a sofrimento (por exemplo, fuga a situações ativadoras de ansiedade). Adicionalmente, à ansiedade também podem estar associados muitos sintomas físicos (por exemplo, dores de cabeça, dores de barriga).
O papel da irritabilidade
A irritabilidade é um sinal muito relevante na saúde mental, porque pode ser indicadora de inúmeros sintomas psicopatológicos, incluindo da depressão e das perturbações de ansiedade. Neste caso, a manifestação de sintomas pode aparecer por impaciência e por comportamentos mais precipitados, discurso mais zangado e uma menor disponibilidade para as pessoas em geral. Nas crianças, a irritabilidade é um sintoma comum aquando da presença de diagnósticos de saúde mental.
Infelizmente, as perturbações da saúde mental podem estar associadas a um estereotipo que pode dificultar o reconhecimento de pessoas que necessitam de ajuda. A verdade é que por detrás de um sorriso, de um perfil calmo ou de um perfil zangado pode existir sofrimento e estes comportamentos serem métodos das pessoas para parecerem estar bem. Desta forma, é crucial ver os sintomas psicopatológicos de forma mais abrangente, facilitando o acesso a cuidados de saúde psicológica.
Referências: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5)