Porque é que as consultas de psicologia são “caras”?

3 minutos de leitura • Escrito em 17 de novembro de 2025 • Por Andreia Ramos
Imagem simplista de um iceberg a simbolizar as razões subjacentes ao preço das consultas de psicologia

Apesar do conceito de “caro” ser relativo, tendo em conta a realidade portuguesa, para muitas pessoas é insustentável financeiramente o início e manutenção de um processo terapêutico. Desta forma, as consultas de psicologia podem ser um acréscimo significativo nos orçamentos pessoais. No entanto, as consultas em contexto privado possuem um preço que corresponde a toda a formação e experiência do profissional, custos da profissão e pelas exigências emocionais da própria profissão.

Formação e experiência profissional

Para se ser psicólogo em Portugal, são necessários, no mínimo, seis anos na totalidade (3 anos de licenciatura, 2 anos de mestrado e 1 ano de estágio profissional para a Ordem dos Psicólogos Portugueses - OPP). Para além deste investimento académico e profissional nos anos iniciais, a psicologia é uma área que está em constante atualização, implicando um estudo constante à medida que se vai ganhando mais experiência.

Custos da profissão

Um psicólogo tem, para além das obrigações fiscais, custos constantes: cotas para a OPP, Entidade Reguladora de Saúde e espaços de atendimento. Para além disso, tendo em conta que nenhuma pessoa acompanhada é igual à outra, são necessários novos cursos e especializações (pagos pelo psicólogo) para se proporcionar o acompanhamento mais adequado a cada pessoa que o procura. Por fim, é uma boa prática o recurso a supervisão (o ato de recorrer a alguém com mais experiência e formação para discussão de casos) que também deve ser paga ao supervisor.

Exigências emocionais da própria profissão

A profissão de psicólogo é bastante exigente, não sendo possível acompanhar um número de pessoas tão elevado como noutras especialidades (por exemplo, uma hora por pessoa, acompanhamento contínuo ao longo do tempo). Para além disso, tendo em conta que o principal instrumento de trabalho é a comunicação, acaba por ser difícil manter a qualidade das consultas com muitas consultas por dia. Adicionalmente, muitos psicólogos também recorrem a terapia pessoal por questões pessoais e profissionais, implicando as mesmas custos também.

Os preços das consultas de psicologia têm uma razão subjacente porque as pessoas estão a contratar um serviço que foi investido durante muitos anos pelo próprio psicólogo, para além de que há trabalho fora das sessões (por exemplo, planeamento de sessões, registos clínicos, discussão de casos). Apesar de “cara” para uma grande parte das pessoas, o valor tem em conta as especificidades financeiras e emocionais da psicologia clínica. Assim, quando há uma crítica aos preços praticados pelos psicólogos, é importante refletir que o problema pode estar mais na acessibilidade das consultas e na escassez de respostas alternativas.

Entre em contacto

Ficou com alguma dúvida ou quer agendar uma consulta?