O que é a Perturbação Bipolar?

Escrito em 20 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a refletir as oscilações de humor típicas na perturbação bipolar

A Perturbação Bipolar é um diagnóstico na área da saúde mental e encontra-se descrita no capítulo de “Perturbações Bipolares e Perturbações Relacionadas” do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5.ª edição. Do ponto de vista mais geral, a Perturbação Bipolar pode ser dividida em dois tipos: Perturbação Bipolar I (presença de pelo menos um episódio maníaco que pode ser seguido por episódios hipomaníacos ou por episódios depressivos major) e a Perturbação Bipolar II (presença de episódio hipomaníaco e de episódio depressivo major).

O que é a concetualização de caso em terapia?

Escrito em 12 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a estrutura base de uma concetualização de caso em psicoterapia

Em psicoterapia, a concetualização de caso é um processo em que o psicólogo e a pessoa trabalham colaborativamente para compreender as dificuldades expressas na terapia. Apesar de ter uma componente muito cognitivo-comportamental, psicólogos de inúmeras abordagens psicoterapêuticas utilizam a concetualização de caso para estruturar a intervenção psicológica. Assim, uma concetualização de caso compreende a história da pessoa, os respetivos sintomas e os padrões de pensamento e comportamento à luz da ciência e de intervenções com foco na evidência.

Qual é a diferença entre stress e ansiedade?

Escrito em 5 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista a mimetizar a sensação de carga e pressão em situações de stress e de ansiedade

Muitas vezes, o stress e a ansiedade são usados para descrever sensações semelhantes no entendimento comum. No entanto, apesar do curto limiar, os dois conceitos psicológicos apresentam diferenças relevantes entre eles. O stress é uma resposta física ou mental a uma causa externa. Por sua vez, a ansiedade é uma reação do corpo ao stress e pode ocorrer sem nenhuma ameaça imediata. Assim, pode ser relevante a identificação do que se está a sentir para o reconhecimento da necessidade de procura de ajuda.

Um psicólogo pode atender alguém conhecido?

Escrito em 5 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a possibilidade de a pessoa acompanhada e o psicólogo se conhecerem

Não. Não é aconselhável nem eticamente correto o acompanhamento a alguém conhecido, quer a pessoa pertença a um círculo social ou familiar mais próximo ou mais afastado. A relação entre o psicólogo e a pessoa é uma relação muito particular que deve ser construída a partir do zero, na primeira consulta de psicologia. A partir do momento em que o psicólogo possa ter informações ou opiniões acerca de alguém, estão a criar-se potenciais resistências e desafios no processo terapêutico.

O que é a terapia dos esquemas?

Escrito em 21 de abril de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a importância da base (experiências da infância e adolescência) na terapia dos esquemas

A terapia dos esquemas é uma abordagem terapêutica integrativa que junta elementos de inúmeras abordagens (por exemplo, terapia cognitivo-comportamental, terapia gestalt, terapia psicodinâmica) para o tratamento de dificuldades mais complexas como perturbações de personalidade. É uma terapia que dá uma maior enfase à infância e adolescência como potencial causa de dificuldades psicológicas e de uma manutenção de padrões disfuncionais até à atualidade.