Como atenuar as dificuldades de ser psicólogo?

Escrito em 2 de junho de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a representar um escudo que simboliza a importância de um psicólogo cuidar de si

O trabalho de um psicólogo clínico é um trabalho exigente e com um grande risco de experiência de sofrimento por inúmeros motivos: muitas horas clínicas, fadiga por compaixão, dificuldades em desligar do trabalho, dúvidas em relação à competência, entre outros. No entanto, inúmeros estudos demonstram que se os psicólogos prevenirem as dificuldades acima descritas, que asseguram com mais facilidade a qualidade do tratamento que as pessoas precisam. Desta forma, é crucial que os psicólogos atenuem as dificuldades através de terapia pessoal, supervisão/intervisão e autocuidado.

Quais as estratégias que podem aliviar a ansiedade rapidamente?

Escrito em 26 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a respiração e a importância da mesma na gestão da ansiedade

A ansiedade é uma emoção considerada muitas vezes desagradável e que, sentida em excesso, afeta significativamente a qualidade de vida das pessoas. Desta forma, existe uma tendência para as pessoas procurarem aliviar rapidamente a intensidade da emoção com o objetivo de, por consequência, diminuir o sofrimento. Assim, algumas das estratégias científicas mais utilizadas em momentos de crise são a respiração diafragmática, o grounding e a visualização.

O que é a Perturbação Bipolar?

Escrito em 20 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a refletir as oscilações de humor típicas na perturbação bipolar

A Perturbação Bipolar é um diagnóstico na área da saúde mental e encontra-se descrita no capítulo de “Perturbações Bipolares e Perturbações Relacionadas” do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5.ª edição. Do ponto de vista mais geral, a Perturbação Bipolar pode ser dividida em dois tipos: Perturbação Bipolar I (presença de pelo menos um episódio maníaco que pode ser seguido por episódios hipomaníacos ou por episódios depressivos major) e a Perturbação Bipolar II (presença de episódio hipomaníaco e de episódio depressivo major).

O que é a concetualização de caso em terapia?

Escrito em 12 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar a estrutura base de uma concetualização de caso em psicoterapia

Em psicoterapia, a concetualização de caso é um processo em que o psicólogo e a pessoa trabalham colaborativamente para compreender as dificuldades expressas na terapia. Apesar de ter uma componente muito cognitivo-comportamental, psicólogos de inúmeras abordagens psicoterapêuticas utilizam a concetualização de caso para estruturar a intervenção psicológica. Assim, uma concetualização de caso compreende a história da pessoa, os respetivos sintomas e os padrões de pensamento e comportamento à luz da ciência e de intervenções com foco na evidência.

Qual é a diferença entre stress e ansiedade?

Escrito em 5 de maio de 2025 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista a mimetizar a sensação de carga e pressão em situações de stress e de ansiedade

Muitas vezes, o stress e a ansiedade são usados para descrever sensações semelhantes no entendimento comum. No entanto, apesar do curto limiar, os dois conceitos psicológicos apresentam diferenças relevantes entre eles. O stress é uma resposta física ou mental a uma causa externa. Por sua vez, a ansiedade é uma reação do corpo ao stress e pode ocorrer sem nenhuma ameaça imediata. Assim, pode ser relevante a identificação do que se está a sentir para o reconhecimento da necessidade de procura de ajuda.