O que é a Perturbação de Stress Pós-Traumático?

Escrito em 31 de outubro de 2024 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de Andreia Ramos a simbolizar o obstáculo/muro que um trauma pode ser na vida de alguém

Por definição, a Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é uma reação a um ou vários traumas. Os sintomas consistem em lembranças intrusivas e inesperadas acerca do(s) evento(s) traumático(s) e em comportamentos de evitamento de tudo o que funcione como gatilho do(s) evento(s). As pessoas com diagnóstico de PSPT também podem experienciar uma elevada ativação emocional podendo resultar em raiva, insónia, problemas de concentração e uma sensação constante de perigo iminente. Mais especificamente:

 

Exposição direta ou indireta a trauma

 

Um trauma consiste num evento que se constitui como uma ameaça para a vida e segurança da pessoa e que ultrapassa, em intensidade, as experiências comuns. Alguns dos exemplos mais comuns são a exposição a guerra, a uma ameaça ou agressão física, a violência sexual, a uma catástrofe natural ou humana ou um acidente de viação.

 

Revivências intrusivas do trauma

 

Recorrentemente, alguém com PSPT tem lembranças intrusivas, involuntárias e frequentes do acontecimento. Estas lembranças podem consistir em sonhos perturbadores, experiências de flashbacks (sensação de que o evento está a acontecer novamente), mal-estar intenso quando expostos a estímulos que simbolizem ou se assemelhem ao trauma e reações fisiológicas intensas.

 

Evitamento dos estímulos associados

 

Adicionalmente, as pessoas podem aderir a comportamentos de evitamento. Assim, pode haver um esforço para evitar o aparecimento de memórias ou para evitar qualquer lembrança externa associada ao evento (por exemplo, pessoas, lugares, conversas, situações).

 

Alterações negativas nas cognições e no humor

 

Podem aparecer alterações cognitivas ou emocionais significativas, tais como mudanças na perceção do próprio, dos outros e do mundo, distorções das interpretações do evento e uma incapacidade ou dificuldade de experienciar emoções positivas.

 

Alterações ao nível da ativação e reatividade

 

Por fim, é comum surgirem mudanças ao nível da ativação, sendo que a pessoa pode ter um comportamento mais irritável, reações de medo e sobressalto, comportamentos imprudentes, dificuldades de concentração e dificuldades ao nível do sono.

 

A PSPT é uma perturbação com critérios específicos após a experiência de um ou vários traumas. Para tal e tendo em conta o sofrimento experienciado por estas pessoas, é necessária ajuda psicológica ou psiquiátrica especializada. Apesar de um trauma poder trazer sintomas semelhantes aos supramencionados dado implicar um processamento natural por parte da pessoa, se os mesmos persistirem no tempo e se forem muito intensos necessitam de intervenção direta para atenuação das dificuldades.