Como escolher um Psicólogo?

Escrito em 1 de agosto de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos a simbolizar o processo de escolha

Um psicólogo em Portugal tem de ter uma Licenciatura em Psicologia, um Mestrado em Psicologia e ser membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Qualquer profissional que não esteja inscrito na OPP, não pode exercer atos psicológicos, constituindo-se uma ameaça à saúde pública. No entanto, os psicólogos apresentam formação profissional e experiência clínica, abordagens terapêuticas e características pessoais distintas, o que pode ser crucial ter em conta aquando da tomada de decisão da escolha de um profissional de psicologia.

Vou a um Psiquiatra ou a um Psicólogo?

Escrito em 26 de julho de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos de duas setas a indicar duas opções distintas

É comum as pessoas aparecerem com esta dúvida, parecendo existir alguma dificuldade em determinar a metodologia mais indicada tendo em conta as dificuldades individuais de cada pessoa. Ambas as áreas – Psiquiatria e Psicologia – têm em comum a promoção da saúde mental, sendo o método de intervenção um dos fatores de distinção mais significativos.

O que esperar da primeira consulta?

Escrito em 13 de junho de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos de um bloco de notas concetual e minimalista

A primeira consulta de psicologia, normalmente, vem acompanhada de algumas emoções como o medo e a ansiedade. As pessoas têm tendência para achar que não vão conseguir falar com uma pessoa estranha, que não vão ser compreendidos e que não vão saber o que dizer nem por onde começar. Todos estes pensamentos são extremamente comuns e naturais numa primeira consulta e têm tendência a ser mais algo antecipatório (antes da consulta) do que algo do momento (durante a consulta).

Preciso de ir a um psicólogo?

Escrito em 17 de maio de 2023 • Por Andreia Ramos

Ilustração de Andreia Ramos de uma balança desenhada de forma minimalista, representada por um triangulo com uma linha em cima

Existem inúmeros motivos pelos quais as pessoas procuram a ajuda de um psicólogo, podendo os mesmos variar muito de pessoa para pessoa. Tendencialmente, as pessoas que acabam por dar este passo, apresentam algum tipo de consequência negativa no seu dia-a-dia que compromete o seu funcionamento. Por exemplo, se o stress no local de trabalho já trouxer dificuldades para fora do trabalho como não conseguir desligar, dificuldades de sono e desmotivação para a realização das tarefas, à partida, será uma dificuldade significativa que se está a alastrar para outros contextos.

O que faz um psicólogo?

Escrito em 6 de abril de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos de Cérebro simplista e concetual

Um psicólogo em Portugal é alguém que tem de deter de uma licenciatura e de um mestrado em Psicologia, bem como de um ano de prática supervisionada para pertencer à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Durante a formação académica, os futuros psicólogos são desafiados a compreender os processos mentais de uma pessoa e a identificar como podem alterar os que possam trazer algum tipo de adversidade.