Blog

Explore artigos semanais sobre saúde mental, psicopatologia e consultas de psicologia clínica. Conteúdo simples, concreto e baseado em evidências.

Imagem simplista a simbolizar a experiência súbita e intensa de um ataque de pânico
2 min 4 de dezembro de 2023 Por Andreia Ramos

O que é um ataque de pânico?

Um ataque de pânico consiste numa experiência emocional pautada por medo e desconforto intensos durante um período de tempo normalmente curto. Os sintomas são essencialmente físicos e cognitivos e tendem a aparecer “do nada”. Os ataques de pânico têm, usualmente, a duração de minutos, porém, como são tão intensos do ponto de vista físico e psicológico, as pessoas tendem a experienciar níveis altos de sofrimento aquando da ocorrência de um destes episódios.

Imagem minimalista a simbolizar as competências importantes para o exercício da psicologia clínica
3 min 27 de novembro de 2023 Por Andreia Ramos

Tenho perfil para ser psicólogo clínico?

Esta pergunta em específico é bastante questionada por alunos que já se encontram na licenciatura e/ou no mestrado do curso de psicologia, mas também pode aparecer nos adolescentes ou adultos como dúvida quanto ao seu percurso académico e profissional. A verdade é que a formação e o conhecimento são o pilar base de um bom psicólogo clínico, porém, isso é algo que virá com o tempo (isto é, formação académica, formação complementar, supervisão clínica). No entanto, existem algumas características que podem ser importantes para um potencial psicólogo, tais como o gosto por comunicar, ouvir e compreender as pessoas e o gosto pela atualização constante de conhecimentos.

Imagem a simbolizar que a terapia pode não ser para toda a gente
3 min 17 de novembro de 2023 Por Andreia Ramos

Toda a gente precisa de fazer terapia?

De uma forma global, a terapia e o acompanhamento psicológico trazem inúmeros benefícios para a saúde mental de cada pessoa, estando os mesmos comprovados cientificamente. Desta forma, seria fácil formular a hipótese de que toda a gente devia fazer terapia e iniciar o processo terapêutico. No entanto, existem algumas especificidades das consultas de psicologia que fazem com que esta afirmação não seja inteiramente verdadeira. Assim, para as pessoas terem ganhos, deverão, por exemplo, querer iniciar o processo, conseguir comprometer-se com o mesmo e estar preparadas para se deparar com as suas fragilidades e vulnerabilidades.

Imagem a simbolizar o custo das consultas de psicologia em Portugal
3 min 13 de novembro de 2023 Por Andreia Ramos

Quanto custam as consultas de psicologia em Portugal?

As consultas de psicologia apresentam um valor variável, havendo serviços que são prestados de forma gratuita (por exemplo, hospitais e centros de saúde, escolas, associações) e serviços que estão enquadrados no setor privado e que acarretam custos monetários por consulta. Os custos das consultas privadas de psicologia podem oscilar, sendo os mesmos atribuídos ou pela clínica/hospital onde os serviços são prestados ou pelo próprio psicólogo. Assim, a escolha do serviço onde a pessoa pode iniciar o processo terapêutico depende das suas preferências pessoais e da perceção das vantagens e desvantagens associadas a cada serviço.

Imagem a simbolizar o aumento da ansiedade em frequência e em intensidade
3 min 6 de novembro de 2023 Por Andreia Ramos

Será que tenho ansiedade?

A ansiedade é uma emoção natural e, em muitos momentos, pode apresentar muita utilidade. Por exemplo, em pessoas que tendem a ficar nervosas por falar em público, a ansiedade irá começar a aparecer uns dias antes para a pessoa se preparar melhor para aquele momento. Por isso, sendo as emoções naturais e universais e sendo que a ansiedade não é exceção, é muito provável a maior parte das pessoas experienciar e “ter” ansiedade. Porém, por vezes, a ansiedade torna-se demasiado avassaladora e necessita de atenção clínica.

Imagem a simbolizar as técnicas subjacentes às consultas de psicologia
2 min 30 de outubro de 2023 Por Andreia Ramos

Quais são as técnicas usadas pelos psicólogos?

Cada psicólogo segue um ou vários modelos terapêuticos específicos que são caracterizados por inúmeras técnicas e estratégias. Após algumas sessões e de algum conhecimento acerca da pessoa, o psicólogo consegue definir um plano de intervenção ajustado às suas necessidades com os objetivos a alcançar. Usualmente, para tal, o psicólogo necessita de recorrer a estratégias que auxiliam na atenuação das dificuldades. Seguindo os modelos terapêuticos mais comuns, são utilizadas estratégias comportamentais, cognitivas e experienciais ao longo do processo terapêutico.

Imagem simplista de uma bússola a representar os diferentes ramos da psicologia
3 min 20 de outubro de 2023 Por Andreia Ramos

Quais são os ramos da psicologia em Portugal?

Apesar de um psicólogo estar muito associado à área clínica e à intervenção individual em contexto de consultório, um psicólogo em Portugal pode exercer em inúmeros ramos. A formação superior em Psicologia permite lidar com diversas funções, populações e contextos que vão de acordo aos objetivos profissionais de cada psicólogo. Assim, as principais áreas da psicologia são a Psicologia Clínica e da Saúde, a Psicologia da Educação, a Psicologia da Justiça, a Psicologia das Organizações, a Psicologia do Desporto e a Investigação.

Desenho minimalista a simbolizar o início, o meio e o fim do processo terapêutico
3 min 16 de outubro de 2023 Por Andreia Ramos

Como sei que já não preciso de consultas de psicologia?

O término das consultas, por vezes, pode ser subjetivo, não sendo claro para a pessoa o momento para terminar o processo terapêutico. Esta decisão, apesar de ter um peso importante da perceção da pessoa, deve ser tomada conjuntamente com o psicólogo. O plano de intervenção delineado para a pessoa tem um início, meio e fim e o processo terapêutico deve respeitar essa finalidade para a obtenção de resultados mais duradouros. Há uma tendência para as pessoas começarem a abandonar as consultas após a identificação de melhorias, porém, esta suspensão pode aumentar as chances de recaída (isto é, retorno dos sintomas).

Imagem minimalista a simbolizar uma depressão
3 min 9 de outubro de 2023 Por Andreia Ramos

Como sei se estou numa depressão?

A comummente designada de “depressão” é um diagnóstico de uma doença mental pertencente às perturbações do humor. Apesar de um diagnóstico só poder ser realizado por profissionais habilitados para tal, as pessoas podem identificar sinais importantes que poderão predizer um quadro depressivo. De uma forma geral, a depressão consiste na presença de humor deprimido e na perda de prazer e interesse por um período de tempo consecutivo. Para além disso, os sintomas são experienciados com um elevado grau de sofrimento e não há uma causa do ponto de vista da saúde física que justifique a experiência dos sintomas.