Quanto tempo demoro a ver resultados das consultas de psicologia?

Escrito em 28 de agosto de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos a simbolizar o processo terapêutico

O tempo para a eficácia das sessões é algo muito variável de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores (tipo, tempo e severidade das dificuldades, objetivos da pessoa, contexto onde a pessoa está inserida, entre outros). Desta forma, não há possibilidade de prever o tempo necessário para a observação de melhorias, dado que o processo terapêutico é extremamente individual e tem sempre em conta as necessidades de cada pessoa. No entanto, usualmente, as pessoas começam a experienciar algumas melhorias ao fim de poucas sessões.

O que acontece ao fim de algumas sessões de psicologia?

Escrito em 22 de agosto de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos a simbolizar um ciclo de respostas emocionais disfuncional

Ao fim de algumas sessões, é importante que o psicólogo já conheça, de forma global, a pessoa que está a acompanhar e que a pessoa já compreenda melhor e esteja mais consciente quanto a alguns dos seus processos mentais e respostas emocionais. Ao mesmo tempo, espera-se uma relação terapêutica mais segura, ajudando a potenciar os respetivos resultados psicoterapêuticos esperados.

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?

Escrito em 15 de agosto de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos de três círculos a simbolizar emoções, pensamentos e comportamentos

Cada psicólogo tem a sua abordagem terapêutica e, apesar dessa abordagem não ser a única identidade do terapeuta, permite seguir os princípios bases de intervenção através de um modelo válido, concreto, direto e coerente. Assim, a terapia cognitiva-comportamental é uma abordagem psicoterapêutica no meio de tantas outras abordagens que identifica padrões de comportamentos, pensamentos e emoções. O objetivo central da terapia cognitivo-comportamental rege-se por identificar o que está a manter as dificuldades, permitindo à pessoa criar oportunidades de mudança e, por conseguinte, diminuir os sintomas disfuncionais.

Como escolher um Psicólogo?

Escrito em 1 de agosto de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos a simbolizar o processo de escolha

Um psicólogo em Portugal tem de ter uma Licenciatura em Psicologia, um Mestrado em Psicologia e ser membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Qualquer profissional que não esteja inscrito na OPP, não pode exercer atos psicológicos, constituindo-se uma ameaça à saúde pública.

Vou a um Psiquiatra ou a um Psicólogo?

Escrito em 26 de julho de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho de Andreia Ramos de duas setas a indicar duas opções distintas

É comum as pessoas aparecerem com esta dúvida, parecendo existir alguma dificuldade em determinar a metodologia mais indicada tendo em conta as dificuldades individuais de cada pessoa. Ambas as áreas – Psiquiatria e Psicologia – têm em comum a promoção da saúde mental, sendo o método de intervenção um dos fatores de distinção mais significativos.

« 13 14 15 »