Blog

Explore artigos semanais sobre saúde mental, psicopatologia e consultas de psicologia clínica. Conteúdo simples, concreto e baseado em evidências.

Imagem simplista a simbolizar a técnica psicoterapêutica experiencial do diálogo entre duas cadeiras
3 min 8 de agosto de 2024 Por Andreia Ramos

Quais são as técnicas experienciais mais usadas pelos psicólogos?

As técnicas experienciais podem fazer parte de um processo terapêutico, principalmente, quando as pessoas apresentam alguma dificuldade no acesso à sua experiência interna e emoções, usando as sensações como método de intervenção. Estas técnicas vêm colmatar algumas metodologias mais tradicionais, incluindo a componente afetiva e emocional no processo de mudança. Para tal, recorre-se a estratégias como a afirmação empática, o desdobramento sistemático, a cadeira vazia, o diálogo com duas cadeiras e o recurso a diários, cartas e fotografias.

Imagem simplista a simbolizar a definição de objetivos realistas
3 min 2 de agosto de 2024 Por Andreia Ramos

O que são os objetivos psicoterapêuticos?

A investigação tem mostrado que a definição de objetivos terapêuticos tem um efeito positivo na mudança de comportamento. Estes objetivos são constituídos por estados ou eventos futuros que a pessoa deseja que aconteçam que ajudam a delinear o processo terapêutico. Para além de poderem ser imediatos (“ligar a alguém esta noite”) ou mais distantes (“ter um amigo próximo”), também podem ser relacionados com o tratamento psicoterapêutico ou com a vida da pessoa em geral. Não obstante, para a produção de mudança positiva, os objetivos devem ser específicos, concretos e mensuráveis.

Imagem simplista a simbolizar a lista de sintomas mais comuns em psicoterapia
3 min 23 de julho de 2024 Por Andreia Ramos

Que tipo de problemas são mais comuns em psicoterapia?

Ao contrário do que as pessoas possam acreditar, nem todas as pessoas que recorrem às consultas de psicologia apresentam necessariamente alguma psicopatologia grave. Muitas das vezes, encontram-se a experienciar algum tipo de sofrimento, sendo o mesmo muito variável de pessoa para pessoa. Apesar de uma percentagem das pessoas poder pertencer a uma psicopatologia, os psicólogos devem olhar para a pessoa como alguém com determinadas dificuldades e definir um plano de intervenção que dê uma resposta específica a essas mesmas dificuldades. Assim, alguns dos problemas mais comuns relatados em contexto psicoterapêutico são sintomas de tristeza/depressão, medo e ansiedade, trauma e abuso e dificuldades interpessoais.

Imagem simplista a simbolizar os benefícios do exercício físico na saúde mental
3 min 19 de julho de 2024 Por Andreia Ramos

O exercício físico ajuda no tratamento de sintomas psicológicos?

Há imensa literatura, desde a mais antiga à mais recente, a evidenciar uma associação positiva entre exercício físico e saúde mental. Muitos desses estudos científicos revelam que atividade física regular pode diminuir sintomas de depressão, ansiedade e stress. Para além disso, existem investigações que indicam que o exercício físico pode provocar melhorias na saúde mental tão positivas como a psicoterapia. Desta forma, a prática de exercício físico ajuda no tratamento de sintomas psicológicos. No entanto, é importante analisar estes resultados consistentes de uma forma cuidadosa.

Imagem simplista de uma gota a cair na água a simbolizar a ansiedade generalizada
2 min 12 de julho de 2024 Por Andreia Ramos

O que é a Perturbação de Ansiedade Generalizada?

A perturbação de ansiedade generalizada (PAG) pertence às perturbações de ansiedade. É um diagnóstico que se caracteriza por uma preocupação constante e pela presença de sintomas físicos. As pessoas com ansiedade generalizada apresentam dificuldade em controlar a preocupação e exibem problemas como cansaço, irritabilidade, tensão muscular e dificuldades de sono. Contrariamente a outras perturbações de ansiedade, pessoas com ansiedade generalizada apresentam preocupação em relação a uma variedade de eventos, em vez de preocupação em relação a algo mais específico.

Imagem simplista a simbolizar a mudança com as estratégias psicoterapêuticas comportamentais
3 min 3 de julho de 2024 Por Andreia Ramos

Quais são as técnicas comportamentais usadas pelos psicólogos?

A premissa das abordagens psicoterapêuticas mais comportamentais é a mudança de comportamentos de forma a provocar melhorias específicas e a alcançar objetivos terapêuticos individuais. Existem inúmeras técnicas do foro comportamental que devem ser ajustadas à própria pessoa e respetivas circunstâncias e cabe ao psicólogo explicar sempre o racional subjacente a cada uma delas. Assim, algumas das estratégias comportamentais podem ser agrupadas em técnicas de ativação comportamental, técnicas de exposição, técnicas de relaxamento e técnicas de treino de competências sociais.

Imagem simplista a simbolizar a verbalização de informações pessoais da vida do psicólogo
3 min 28 de junho de 2024 Por Andreia Ramos

Devo saber aspetos pessoais da vida do meu psicólogo?

Este processo, em psicologia, é denominado de autorrevelação e consiste em momentos em que o psicólogo revela aspetos da sua vida pessoal à pessoa que acompanha. Uma relação terapêutica (relação entre a pessoa e o psicólogo) é uma relação muito particular em que uma das principais características é a unidirecionalidade da relação. Isto é, é uma relação em que o psicólogo detém de conhecimento profundo acerca da pessoa e da sua vida e a pessoa não detém do mesmo conhecimento acerca do psicólogo. Apesar de a autorrevelação ser, durante muito tempo, considerada prejudicial para a relação terapêutica, algumas investigações têm demonstrado que a mesma pode ser benéfica em determinadas situações.

Imagem simplista a simbolizar a esperança de ultrapassar os pensamentos em relação ao suicídio
3 min 24 de junho de 2024 Por Andreia Ramos

O que preciso de saber sobre suicídio?

Antes de se falar em suicídio, que consiste no ato de causar a própria morte intencionalmente, é importante falar sobre ideação suicida. A ideação suicida consiste na presença de pensamentos (por exemplo, desejo de morrer, pensar em como podia tirar a própria vida) ou comportamentos (por exemplo, comportamentos autolesivos) relacionados com a morte e com o suicídio. Assim, a ideação suicida pode fazer parte de uma lista de sintomas de um diagnóstico como, por exemplo, da depressão mas também pode estar presente em situações de ausência de diagnóstico (mais raro). Dada a gravidade da condição bem como as consequências negativas para a própria pessoa e para quem os rodeia, é importante ter em conta alguns aspetos relacionados com o suicídio.

Imagem simplista de um ábaco a simbolizar as diferentes combinações de personalidade
2 min 4 de junho de 2024 Por Andreia Ramos

O que são as Perturbações de Personalidade?

As perturbações de personalidade consistem em desenvolvimentos atípicos da personalidade, sendo a personalidade a representação das características individuais de cada pessoa. Estas características tendem a ser duráveis e apresentam uma tendência para um determinado comportamento. A personalidade é determinada por fatores biológicos, genéticos e ambientais que, combinados, geram as características do indivíduo e, em determinadas situações, as perturbações de personalidade. Do ponto de vista de diagnóstico e de acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais – 5.ª Edição), as perturbações de personalidade são divididas em três grupos: grupo A, grupo B e o grupo C.