Quais são as técnicas usadas pelos psicólogos?

Escrito em 30 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Imagem a simbolizar as técnicas subjacentes às consultas de psicologia

Cada psicólogo segue um ou vários modelos terapêuticos específicos que são caracterizados por inúmeras técnicas e estratégias. Após algumas sessões e de algum conhecimento acerca da pessoa, o psicólogo consegue definir um plano de intervenção ajustado às suas necessidades com os objetivos a alcançar. Usualmente, para tal, o psicólogo necessita de recorrer a estratégias que auxiliam na atenuação das dificuldades. Seguindo os modelos terapêuticos mais comuns, são utilizadas estratégias comportamentais, cognitivas e experienciais ao longo do processo terapêutico.

Quais são os ramos da psicologia em Portugal?

Escrito em 20 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Imagem simplista de uma bússola a representar os diferentes ramos da psicologia

Apesar de um psicólogo estar muito associado à área clínica e à intervenção individual em contexto de consultório, um psicólogo em Portugal pode exercer em inúmeros ramos. A formação superior em Psicologia permite lidar com diversas funções, populações e contextos que vão de acordo aos objetivos profissionais de cada psicólogo. Assim, as principais áreas da psicologia são a Psicologia Clínica e da Saúde, a Psicologia da Educação, a Psicologia da Justiça, a Psicologia das Organizações, a Psicologia do Desporto e a Investigação.

Como sei que já não preciso de consultas de psicologia?

Escrito em 16 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Desenho minimalista a simbolizar o início, o meio e o fim do processo terapêutico

O término das consultas, por vezes, pode ser subjetivo, não sendo claro para a pessoa o momento para terminar o processo terapêutico. Esta decisão, apesar de ter um peso importante da perceção da pessoa, deve ser tomada conjuntamente com o psicólogo. O plano de intervenção delineado para a pessoa tem um início, meio e fim e o processo terapêutico deve respeitar essa finalidade para a obtenção de resultados mais duradouros. Há uma tendência para as pessoas começarem a abandonar as consultas após a identificação de melhorias, porém, esta suspensão pode aumentar as chances de recaída (isto é, retorno dos sintomas).

Como sei se estou numa depressão?

Escrito em 9 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Imagem minimalista a simbolizar uma depressão

A comummente designada de “depressão” é um diagnóstico de uma doença mental pertencente às perturbações do humor. Apesar de um diagnóstico só poder ser realizado por profissionais habilitados para tal, as pessoas podem identificar sinais importantes que poderão predizer um quadro depressivo. De uma forma geral, a depressão consiste na presença de humor deprimido e na perda de prazer e interesse por um período de tempo consecutivo. Para além disso, os sintomas são experienciados com um elevado grau de sofrimento e não há uma causa do ponto de vista da saúde física que justifique a experiência dos sintomas.

Qual é a diferença entre terapeuta, psicólogo ou psicoterapeuta?

Escrito em 6 de outubro de 2023 • Por Andreia Ramos

Simbolismo minimalista a representar a diferença entre terapeuta, psicólogo e psicoterapeuta

É comum as pessoas ouvirem termos como terapeuta, psicólogo e psicoterapeuta como sinónimos, havendo a dificuldade em saber distinguir as diversas designações. Assim, apesar de existirem profissionais que se podem encaixar nas três terminologias, é importante compreender qual o papel de cada técnico, permitindo uma tomada de decisão mais informada aquando da escolha de um especialista da área da saúde mental.

« 11 12 13 »